Atividades Pedagógicas no Rio de Janeiro

Nesta página, encontra-se um resumo dos destinos pedagógicos selecionados pela Roteiros&Conexões para atender às instituições educacionais em seus programas curriculares. É importante ressaltar que a visita presencial de um de nossos representantes à instituição educacional possibilita uma maior explicação dos benefícios que cada destino tem a oferecer para cada série escolar.

Segue a lista de destinos pedagógicos que oferecemos na cidade do Rio de Janeiro, no RJ:

Museu do Amanhã:

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual todos participamos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? O museu busca também promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta.

AquaRio:

Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior Aquário Marinho da América do Sul e terá até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. As maiores atrações do AquaRio são o tanque principal, o Recinto Oceânico e de Mergulho, o Aquário Marinho Virtual e o Museu de Ciências. Exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático estarão disponíveis para agregar mais conhecimento ao visitante e para garantir a preservação de acervos e coleções científicas.

Fazendinha Estação Natureza:

A Fazendinha Estação Natureza foi criada para receber escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O espaço rural pedagógico e ao mesmo tempo lúdico de 30.000 metros conta com monitores especializados, que garantem um passeio didático e seguro para os alunos. Aqui os alunos podem ordenhar a vaca, andar a cavalo, sentir a textura da lã acariciando as ovelhas, tocar e alimentar todos os animais enquanto aprendem sobre as características de cada um. Projetos escolares: Vivência Rural, Folclore, Dia do Índio e Sitio do Pica Pau Amarelo.

Museu de Astronomia:

O acervo museológico do MAST reúne mais de dois mil objetos, dentre os quais se destaca o rico conjunto de instrumentos científicos oriundos do Observatório Nacional. O patrimônio arquitetônico compreende dezesseis edificações de valor histórico localizadas no campus do Observatório Nacional/MAST, dentre as quais os pavilhões que abrigam centenárias lunetas e o edifício sede. A programação especial para visitas escolares inclui: visita guiada às exposições, às antigas cúpulas de observação do céu, à Biblioteca Henrique Morize, às construções históricas existentes no campus, que são patrimônio do Rio de Janeiro e a parte do acervo de instrumentos científicos do Museu.

Museu Nacional de Belas Artes:

As ações educativas do Museu Nacional de Belas Artes visam à promoção da cidadania cultural, entendida como o acesso democrático ao universo artístico do nosso patrimônio cultural. Nesse sentido, as ações, que ocorrem nas Galerias da Arte Brasileira dos Séculos XIX e de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, procuram atender aos mais diferentes públicos, em diversos projetos, de forma a diminuir barreiras, estabelecendo uma relação dialógica: partindo dos contextos previamente trazidos pelos participantes, busca-se levá-los à construção do conhecimento artístico.

Jardim Botânico:

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e constitui-se como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32.000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.

Palácio Tiradentes:

Desde os tempos do Brasil Colônia, o local onde está hoje o Palácio Tiradentes é um sítio histórico que guarda um grande pedaço da memória política do Brasil. O primeiro edifício, inaugurado em 1640, ainda no Brasil Colônia, abrigava os três vereadores que cuidavam da cidade e das suas finanças. Em 1937 a 1945, durante o Estado Novo, passou a abrigar o Ministério da Justiça e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão de censura do regime. Em 1960, o Palácio Tiradentes passa a abrigar a Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (ALEG). Quinze anos depois, surge a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), que ali permanece até os dias atuais.

Teatro Municipal:

Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Teatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.  Sua história mistura-se  com a trajetória da cultura do País. Ao longo de pouco mais de um século de existência, o Teatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, da música e da ópera.

Museu Nacional da UFRJ:

O Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a mais antiga instituição científica do Brasil e um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. Localiza-se no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. O palácio serviu de residência à família real portuguesa de 1808 a 1821, abrigou a família imperial brasileira de 1822 a 1889 e sediou a primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892.

Museu Histórico Nacional:

Atualmente, o Museu Histórico Nacional ocupa todo o complexo arquitetônico da Ponta do Calabouço e tornou-se o mais importante museu de história do país, reunindo um acervo com cerca de 258 mil itens sobre a história do país, entre objetos, documentos e livros, e sendo uma instituição de produção e difusão de conhecimento.

Planetário da Gávea:

Os alunos poderão conhecer, através de uma visita guiada pelos monitores do Planetário, o Museu do Universo e seus experimentos interativos, que tratam a Astronomia de uma forma lúdica a dinâmica. Além disso, poderão conferir registros de imagens feitas pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na exposição “O Universo Deslumbrante”. Já na exposição “ExpoLuz”, os alunos poderão aprender mais sobre a história da Luz, que contempla toda a trajetória e a importância dessa onda magnética.

Casa da Ciência da UFRJ:

Inaugurada em 1995, a Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ – é um centro de popularização da ciência que explora diversas áreas do conhecimento por meio de linguagens distintas: exposições, oficinas, ciclos de palestras, cursos, workshops, audiovisual e teatro. O grande desafio é motivar os visitantes a fazer suas próprias descobertas, a partir de atividades que provoquem a curiosidade e os convidem a questionar e a buscar respostas. O espaço é composto de salão de exposições, auditório, áreas administrativas, espaço para oficinas, cafeteria e jardins.

Museu da Vida da Fiocruz:

O Museu da Vida é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade e tem o objetivo de educar e informar de forma lúdica e criativa, por meio de exposições, atividades interativas, multimídias, peças teatrais e laboratórios.

Localizado em uma ampla área verde, o espaço cultural também funciona como um polo de lazer e educação para as comunidades vizinhas, com o objetivo de proporcionar a compreensão dos processos e progressos científicos e de seus impactos no cotidiano. A iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz busca ampliar a participação da população em questões ligadas à saúde, ciência e tecnologia.

Museu Aeroespacial:

O Museu Aeroespacial (MUSAL) é o maior e mais importante museu de aviação militar e civil do Brasil. Localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, conta com exposições permanentes, de longa duração e de curta duração. Com uma área de mais de 15 mil m², distribuídos em 5 hangares e um prédio com 2 andares, você irá descobrir desde os experimentos de Bartolomeu de Gusmão, as invenções de Santos Dumont com o Demoiselle e o 14 BIS, passando por personagens da Força Aérea Brasileira, tais como o Ministro Salgado Filho e o Brigadeiro Eduardo Gomes, através de um vasto acervo da história da FAB.

Fábrica da Coca-Cola:

Nessa visita, os alunos conhecem e veem na pratica o processo de fabricação dos produtos da Coca-Cola e tem a oportunidade de ver como funciona uma grande fábrica. Além disso, podem degustar os seus produtos.

Fábrica sorvete Itália:

Nessa visita, os alunos conhecem um pouco do funcionamento e fabricação dos produtos da sorveteria Itália e tem a oportunidade de ver como funciona uma grande fábrica. No final, fazem degustação dos sorvetes.