Igrejas em Ouro Preto

Ouro Preto possui inúmeros atrativos e entre os mais visitados estão as igrejas. Abaixo listo as mais visitadas da cidade:

1 – Igreja São Francisco de Assis

Igreja construída em estilo barroco com elementos do rococó. Sua construção foi iniciada em 1766 e conta com criações do mestre Aleijadinho, em especial a fachada da igreja, e seu teto é decorado pelo mestre Ataíde. A igreja é tombada pelo IPHAN, tendo sido classificada em 2009 pelo mesmo órgão como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Localização: Largo de Coimbra, Centro, Ouro Preto, MG.

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo 08:30 h às 12:00 h e de 13:30 h às 17:00 h. / Missas aos domingo, às 19:00 h.

 

 

 

2 – Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Esta igreja teve sua obra iniciada em 1756 e também tem estilo rococó. O projeto original é de Manuel Francisco Lisboa, tendo sido modificado anos mais tarde por seu filho, o Aleijadinho. No altar, encontram se as duas ultimas obras de Aleijadinho. Na capela mor também há uma raridade, se comparada a outras igrejas mineiras, os azulejos na decoração. Hoje, é tombada pelo IPHAN. Ao lado da igreja, é possível encontrar o Museu do Oratório e um cemitério anexo.

Localização: Rua Brigadeiro Musqueira, s/n.Centro, Ouro Preto, MG.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h30 h às 11:00 h e das 13:00 h às 17:00 h. / Missas aos domingos às 8h30 h.

 

3 – Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Foi fundada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em 1715. Sua construção se inicia no ano de 1765 e substitui a antiga capela. A igreja também é tombada pelo IPHAN, mas até hoje o autor do projeto da igreja não é bem esclarecido. A igreja é considerada por muitos especialistas um projeto máximo do barroco colonial.

Localização: Largo do Rosário – Bairro do Rosário – Ouro Preto.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 13:00 h às 16h45 h /Missas aos domingos às 16:00 h.

 

 

Autor: Vitor Santo (/commons.wikimedia.org)

4 – Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Igreja também em estilo barroco, é rica em detalhes e muito ouro, possui mais de 400 kg. A igreja conta com muitos adornos, pois era a que contava com mais irmandades para patrocinar. A decoração demorou mais de  20 anos para ser concluída. Em especial, quem visita a igreja deve prestar atenção no teto da nave: o efeito óptico da figura do Cordeiro de Deus. No subsolo da igreja, é possível visitar o museu de Arte Sacra de Ouro Preto. Se possível, visite a igreja com um guia, ele te explicará todos os detalhes dessa linda igreja.

Localização: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa s.n., Pilar, Ouro Preto, MG.

Horário de funcionamento:Terça a domingo, das 09:00 h às 10h45 h e das 12:00 h às 16h45 h.

Autor: Adelano Lázaro (/commons.wikimedia.org)

5 – Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias

Em 1699, sua capela foi erguida pelo bandeirante Antonio Dias. Após alguns anos com problemas nas edificações, a igreja passa por uma nova construção que se inicia em 1727 assinada por Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho. A igreja é de grande importância para a cidade de Ouro Preto, pois ali estão sepultados Manuel Francisco Lisboa e seu filho, Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Atualmente, a igreja está fechada para restaurações e não é possível visitá-la (maio/2017).

Localização: Praça Antônio Dias, s/n, Ouro Preto.

Horário de funcionamento: Fechada para restaurações (maio/2017).

 

 

Como mencionei neste outro post, há uma pequena taxa para entrar nas igrejas. Mas, digo que vale a pena!!!

Se possível contrate um guia para poder lhe explicar cada detalhe das igrejas. Muitos deles ficam na porta delas e você paga o valor que achar que a visita guiada valeu.

Além dessas igrejas mencionadas aqui, Ouro Preto possui ainda várias capelas e passos. Tente incluir o máximo de visitas que desejar no seu roteiro e boa viagem!!

OBS: Os horários de abertura e fechamento das igrejas e capelas podem sofrer alterações.

Anúncios