Pontos turísticos de Veneza

Muitos turistas que vão para a Itália incluem a cidade de Veneza em seus roteiros e não é pra menos, pois a cidade é linda e bem pitoresca. Com seus inúmeros canais e atrativos turísticos, a cidade atrai e encanta muitas pessoas por anos. Abaixo, listamos alguns dos principais e imperdíveis pontos turísticos da cidade:

1 – Ponte di Rialto

A Ponte di Rialto é um dos principais pontos turísticos de Veneza. Originalmente foi construída em madeira, no século XII. Porém, com o passar dos anos e várias quedas da ponte de madeira, ela teve que ser reconstruída em pedra no ano de 1591.

A ponte possui inúmeras lojas, muitas delas vendendo jóias de Murano ou artigos com as famosas pedras da Ilha de Murano. Você também encontrará nas lojas da ponte as famosas máscaras de Veneza.

A Ponte di Rialto é a mais antiga que cruza o Grande Canal e tem uma bela vista dele.

 

2 – Piazza San Marco

A praça San Marco, em Veneza, é a praça mais importante da cidade e muito conhecida no mundo inteiro. Abriga importantes monumentos históricos como: Basílica de San Marco, Palazzo Ducale, Campanile (torre que abriga os sinos da basílica) e a Torre do Relógio.

A praça fica na parte mais baixa da cidade e quando a água sobe do Mar Adriático, a praça é a primeira a ser atingida. É muito comum em algumas épocas a praça estar inundada. Com isso, são colocadas pontes elevadas de madeira para que os turistas e moradores possam se locomover por ela com mais facilidade.

 

3 – Basílica de San Marco

Localizada na praça San Marco, a basílica foi construída em 1063. A basílica muito visitada por turistas é recoberta de mármore e muitos mosaicos contendo ouro e bronze.

Lá dentro, você poderá apreciar também a famosa Pala D’Ouro , uma peça com cerca de dois metros de comprimento toda feita em ouro e pedras preciosas. Para apreciar essa peça você terá que pagar 2 euros. Essa peça é considerada uma das mais refinadas obras de arte bizantina.

Também vale visitar a sala dos Tesouros de San Marco com 283 peças bizantinas e objetos como copos, vestimentas, jóias, entre outros. Para visitar essa sala você deverá pagar o valor de 3 euros.

Valor da entrada: A entrada na basílica é gratuita.

Localização: Praça San Marco

Horário de funcionamento: Abre diariamente. De março/nov. de 9:45 às 17:00 h (segunda a sábado) e de 14:00 às 17:00 h (domingo e feriados); de nov/março de 9:45 às 17:00 h (segunda a sábado) e de 14:00 às 16:00 h (domingo e feriados).

Dica: É proibida a entrada com mochilas e bolsas grandes, decotes, saias curtas, ombros à mostra e bermudas.

Site: http://www.basilicasanmarco.it/

 

4 – Museu di San Marco

O Museu di San Marco fica localizado no segundo andar da Basílica di San Marco. No museu, você poderá admirar de perto os mosaicos da basílica, os objetos antigos da igreja, as esculturas e as partes que foram sendo substituídas nas restaurações da basílica, além de fotos de antes e depois das restaurações.

Outras peças importantes do Museu di San Marco e de Veneza são os cavalos di San Marco, quatros cavalos em tamanhos reais feitos de bronze.

Das sacadas do museu, você poderá ter uma vista belíssima da praça San Marco.

Valor da entrada: 5 euros.

Localização: Praça São Marcos – 328 – Veneza.

Horário de funcionamento:Aberto diariamente de 9:45 às 16:45 h.

Site: http://www.museosanmarco.it/

 

5 – Campanile 

Também localizada na praça San Marco, Campanile é uma torre onde você poderá ter uma vista belíssima da cidade de Veneza. Foi construída em 1173 para ser um farol e foi reconstruída em 1902 após ter desmoronado.

Para quem gosta de apreciar a cidade de cima e tirar belíssimas fotos, vale a visita.

Valor da entrada: 8 euros.

Localização: Praça San Marco.

Horário de funcionamento: Outubro de 9:00 às 19:00 / de novembro a abril, de 9:30 às 15:45 h/ junho de 9:00 às 19:00 h/de julho a setembro de 9:00 às 21:00 h.

Site: http://www.basilicasanmarco.it

 

6 – Palazzo Ducale

Localizado na Praça San Marco, o palácio Ducale era residência de Doge (dirigente ou governante de Veneza). O palácio foi construído entre 1309 e 1424.

Na fachada do palácio, você poderá ver duas colunas de mármore vermelho. Eram dessas colunas que o nome de condenados pela república eram anunciados.

O palácio possui várias salas importantes que fazem parte da história de Veneza.

Valor da entrada: 18 euros integrado a outros museus (incluindo Museu Correr, Museu Arqueológico Nacional e Biblioteca Nacional Marciana).

Localização: Praça San Marco.

Horário de funcionamento: Aberto diariamente de 8:30 às 19:00 h.

Site: http://palazzoducale.visitmuve.it/

 

7 – Grande Canal e passeio de Gôndola

O Grande Canal é a maior via de navegação dentro da cidade de  Veneza. Beirando o canal há prédios, casas e palácios.

Você poderá dar um passeio pelo canal com as famosas gôndolas, transporte usado antigamente na locomoção dos moradores da cidade. Porém, hoje, somente servem de passeio aos turistas. Além das gôndolas, o grande canal possui barcos motorizados o atual vaporetto.

Valor do passeio de gôndola: Por volta de 80 euros para duas pessoas (com duração de aproximadamente 30 a 40 minutos).

Valor do vaporetto: 6.50 euros por pessoa.

Site: http://www.gondolavenezia.it/

 

8 – Ilha de Murano

A Ilha de Murano é muito visitada por turistas. É mundialmente conhecida pelos artigos de vidro fabricados por lá. A ilha fica a 30 minutos de Veneza, aproximadamente 1 km, indo de vaporetto. Você poderá comprar desde jóias feitas de vidro até artigos de casa e decoração.

Caso tenha um dia a mais em sua viagem, coloque a Ilha de Murano em seu roteiro.

 

9 – Galleria dell’ Academia

Museu que abriga obras importantes de Veneza, do século 14 ao 18. O museu fica localizado ao lado da igreja de Santa Maria della Caritá Farto.

Entre os destaques do museu estão Tintoretto, Ticiano, Tiepolo, Veronese, Canaletto, entre outros.

Valor da entrada: 6.50 euros.

Localização: Campo Carità, Dorsoduro, 1050.

Horário de funcionamento: Segunda-feira de 8:15 às 14:00 h / Terça à domingo de 8:15 às 19:15 h.

Site: http://www.gallerieaccademia.org/

 

10 – Torre do Relógio

Situada também na praça San Marco, foi construída  no final do seculo 15. A torre simboliza a sede dos poderes políticos e religiosos. No alto do relógio está a figura do leão alado de San Marco, símbolo da cidade de Veneza. O relógio além de mostrar as horas, mostra o dia, as fases da lua e o zodíaco.

Localização: Praça San Marco.

Gostou das dicas dos atrativos e pontos turísticos de Veneza? Então, leia e anote nossas dicas e boa viagem!!!

Anúncios